Este Blog tem a pretenção de compartilhar convosco temas ligados a diversas áreas do conhecimento, podendo, portanto, apresentar assuntos relacionados a: Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências Naturais. <(Livros, Revistas, Artigos, Informes e outros)>. Sejam bem vindos e DIVIRTAM-SE!
terça-feira, 23 de agosto de 2011
INTERNET OU INFERNET? QUEM TEM FILHOS, VALE LER O ARTIGO ABORDADO PELO SITE JORNAL DA CIDA JATAÍ
A comunicação e a publicação de informação na Internet não é supervisionada por nenhuma entidade. A maior parte dos seus serviços encontra-se à disposição dos utilizadores (entre eles, os mais jovens) sem qualquer restrição ou controle. Pensar que a Internet não encerra perigos, ou que estes só afetam o outro é assumir uma atitude distante e pouco informada. Por outro lado, adotar visões alarmistas só ajuda a ocultar a realidade.Tomar consciência dos riscos, estar informado de como os prevenir ou minimizá-los, orientar as atividades das crianças e adolescentes na Internet, podem ser as chaves para garantir uma utilização com maior segurança segundo o Site da Microsoft para o Brasil, neste caso há uma lista de perguntas e sugestões abaixo que em minha opinião podem certamente auxiliar aos pais na questão.
1. Com que idade devo deixar meus filhos usarem a Internet?
Crianças cada vez mais jovens estão usando a Internet, e isso é fato! Na verdade, o segmento de usuários da Internet que mais cresce é o de crianças em idade pré-escolar. Muitas crianças estão usando a Internet na escola aos 6 anos de idade e, portanto, provavelmente desejarão usar a Internet em casa por volta dessa idade. Entretanto, as crianças com menos de 10 anos geralmente não contam com o pensamento crítico necessário para usar a Internet sem o acompanhamento dos pais. Por isso, você deve estar sempre presente quando crianças com menos de 10 anos usarem a Internet. Esteja presente sempre que eles estiverem on-line. Verifique se visitaram somente os sites que você escolheu. Ensine-os a nunca compartilhar informações pessoais pela Internet.
2. Devo deixar meus filhos ter sua própria conta de e-mail?
As crianças pequenas devem compartilhar um e-mail da família em vez de ter sua própria conta. Conforme forem crescendo e desejando maior independência, você poderá dar a eles seus próprios endereços de e-mail. As mensagens podem permanecer na caixa de entrada da família, de forma que você possa perguntar sobre quaisquer mensagens recebidas pelas crianças que pareçam suspeitas. Pergunte ao seu provedor sobre as opções fornecidas para contas de e-mail familiares e use filtros de e-mail para ajudar a prevenir o recebimento de lixo eletrônico, mensagens indesejadas e e-mails fraudulentos criados com a intenção de roubar suas informações pessoais.
3. Que regras devo estabelecer para um bom uso da Internet?
Estabeleça com os seus filhos um acordo para o uso da Internet que descreva os direitos e obrigações relacionadas ao uso do computador em casa.
O acordo deve incluir:
•Onde seus filhos podem ir on-line e o que podem fazer ali.
•Quanto tempo seus filhos podem gastar na Internet.
•O que fazer se alguma coisa incomodar seus filhos.
•Como proteger informações pessoais.
•Como ter consciência da segurança em ambientes interativos.
•Como se comportar de modo ético e responsável online.
•Como usar salas de bate-papo, grupos de notícias e serviços de mensagens instantâneas.
A colaboração de seus filhos é fundamental para o sucesso do acordo. Imprima-o e mantenha-o junto ao computador da família para lembrar a todos das regras. Reveja-o periodicamente e atualize-o à medida que seus filhos crescem.
4. Com que idade meus filhos devem usar os serviços de mensagens instantâneas, como o MSN Messenger?
Crianças com menos de 13 anos precisam da permissão dos pais para usar o MSN Messenger, porque elas também precisam de uma conta Hotmail para se registrar nas mensagens instantâneas. Quando as crianças começarem a usar o MSN Messenger, sua função será a de ajudá-los com orientações de segurança e proteção de privacidade e incentivá-los a usar a tecnologia de maneira responsável. O ideal é que seu filho já tenha atingido a idade de 13 anos, para você liberar o uso em casa.
Estas são algumas sugestões de regras para o uso do MSN Messenger:
•Não preencha o perfil pessoal ou o perfil do diretório de associados (esses perfis podem ser exibidos por qualquer pessoa que use o serviço).
•Nunca converse com ninguém on-line que tenha um endereço de e-mail ou um nome para mensagens instantâneas que você não reconheça. Como pai ou responsável você deve verificar a lista de contatos de seus filhos periodicamente para verificar se eles conhecem as pessoas com quem batem papo.
•Reveja cuidadosamente toda nova solicitação de inclusão em sua lista de amigos antes de permitir que essa pessoa seja incluída em sua lista de amigos de mensagens instantâneas. Se não desejar adicionar alguém, clique para bloquear esse contato de sua lista de mensagens instantâneas.
•Nunca use mensagens instantâneas para espalhar rumores, fofocas ou mensagens de ódio.
5. Posso ler as conversas por mensagens instantâneas de meus filhos no MSN Messenger?
Sim, o MSN Messenger é configurado para salvar automaticamente as conversas por mensagens instantâneas em uma pasta no computador. O local padrão dessa pasta é : C:Meus Documentos. (Para ver o local exato da pasta, abra o MSN Messenger, clique no menu Ferramentas, clique em Opções e vá para a guia Mensagens.)
Lembre-se de que é fácil para as crianças desativar o recurso que salva as conversas por mensagens instantâneas. Um diálogo aberto com seus filhos é muito mais construtivo do que espioná-los. Eles sempre estarão um passo à nossa frente com relação à tecnologia. Você deve estabelecer boas regras, confiar que seus filhos as obedecerão e revê-las freqüentemente junto a eles.
6. As crianças podem ficar viciadas em Internet?
A Internet é uma ferramenta maravilhosa para os jovens, especialmente para aqueles com dificuldade de interagir com os colegas. Crianças com bons conhecimentos sobre computadores podem brilhar na Internet, onde a aparência e a habilidade atlética não têm importância, o que pode ajudar a aumentar sua auto-estima. Entretanto, o uso excessivo do computador pode acabar isolando as crianças tímidas de seus colegas ou de outras atividades como o dever de casa da escola, exercícios físicos, dormir ou a oportunidade de passar tempo com outras pessoas. Os pais e professores costumam não perceber o problema até que ele tenha se agravado. Isso ocorre porque é fácil esconder atividades on-line e porque o vício em Internet ainda não foi amplamente reconhecido.
Estabeleça regras para o uso do computador e tente equilibrá-lo com mais atividades físicas. Além disso, verifique se o computador com conexão com a Internet está em um local comum da casa e não no quarto de seu filho.
Por fim, atente para o seu próprio uso da Internet. Você passa horas on-line? Se passar, seus filhos tenderão a seguir o seu exemplo.
7. Estou preocupado com o uso da Internet pelos meus filhos. Posso rastrear suas atividades on-line?
Sim, existem maneiras de rastrear onde eles estiveram on-line, mas lembre-se de que as crianças com bons conhecimentos sobre computadores podem apagar seus rastros na Internet. É mais eficaz contar com regras claras sobre o uso da Internet e comunicar-se abertamente com as crianças.
Quando você “surfa” pela Internet, seu navegador da Web (como o Microsoft Internet Explorer ou o Netscape Navigator) coleta informações sobre os lugares visitados e as armazena no computador.
Os navegadores geralmente mantêm um histórico dos sites recentemente visitados. A maioria das versões do Internet Explorer tem um botão Histórico (em inglês) na parte superior da barra de ferramentas. Se você não vir o botão, ou se for um usuário do Netscape Navigator, basta pressionar as teclas Ctrl e H ao mesmo tempo para abrir a lista do histórico. Clique duas vezes em qualquer item na lista do histórico para exibir o site.
Os navegadores também fazem cópias temporárias das páginas da Web, conhecidas como arquivos de cache, armazenando-as no computador.
Para ver seus arquivos temporários no Internet Explorer:
1.No Internet Explorer, clique em Ferramentas e selecione Opções da Internet.
2.Na guia Geral, em Arquivos de Internet Temporários, clique no botão Configurações.
3.Na área da pasta que contém os arquivos de Internet temporários, clique no botão Exibir Arquivos.
Você deverá ver uma lista das páginas da Web visitadas por você ou por seu filho, assim como das imagens vistas e dos cookies colocados em seu computador.
Também existem muitos tipos de software que lhe permitem monitorar várias atividades on-line. Por exemplo, o MSN Premium oferece um conjunto de controles de restrições para menores que lhe permite filtrar a Internet e envia relatórios semanais de atividades que informam em detalhes onde seus filhos estiveram na Internet, as pessoas com quem bateram papo, etc.
Você também pode passar em uma boa loja de computadores e perguntar que produtos recomendam.
8. O que devo fazer se meu filho for intimidado online?
O problema da intimidação virtual se tornou comum entre os adolescentes. Se a intimidação ocorrer, você poderá bloquear a pessoa que envia as mensagens com a opção de bloqueio fornecido em muitos programas de e-mail e de mensagens instantâneas. Salve as mensagens que incluírem intimidação e encaminhe-as para o provedor de e-mail. Se a intimidação consistir em comentários publicados em um site da Web, entre em contato com seu provedor e peça ajuda para localizar o provedor que hospeda o site. Em seguida, você pode entrar em contato com o provedor e informá-los sobre os comentários ofensivos. Você também deve entrar em contato com a delegacia de polícia local. A intimidação é um crime, tanto no mundo real quanto na Internet. É ilegal manter contato repetidamente com alguém se isso faz com que essa pessoa sinta que a sua segurança ou a de outras pessoas está sendo ameaçada.
9. O software de filtragem funciona?
As ferramentas de filtragem podem ser úteis com crianças pequenas, para complementar – e não substituir – a supervisão dos pais. Entretanto, os filtros e bloqueadores não são infalíveis e freqüentemente deixam passar algum material inadequado. Eles também podem bloquear muito conteúdo útil de que seus filhos podem precisar para suas tarefas escolares.
Mesmo que os filtros sejam úteis para crianças pequenas, à medida que crescem, elas precisam desenvolver um comportamento seguro e responsável on-line.
10. Meu filho adolescente quer fazer compras on-line. Como posso ter certeza de que o site é seguro?
Antes de permitir que seu filho adolescente use seu cartão de crédito on-line, você deve orientá-lo sobre como funcionam as compras on-line e com o que deve ter cuidado para manter suas transações seguras e protegidas.
Ensine a ele o que procurar em um site para saber se é seguro fornecer suas informações de cartão de crédito. Antes de fazer compras on-line em um site, procure por:
•Um selo de garantia de qualidade da Better Business Bureau (ou de outra organização) com um link ao site relacionado.
•O ícone de um cadeado fechado no canto inferior direito da página, que indica que somente você e o site podem ver as transações financeiras.
•Um "https" (o "s" significa seguro) incluso no endereço do site exibido na caixa de endereço do navegador.
Os itens listados acima podem ser falsificados. Por isso, é importante incentivar seus filhos a consultarem você antes de fazer compras on-line, de forma que você possa verificar se o site é seguro ou não. Verifique se o seu navegador oferece suporte à criptografia de 128 bits para que o número de seu cartão de crédito seja criptografado ou codificado automaticamente antes de ser enviado, vale lembrar que as versões mais recentes do Internet Explorer ou Mozila Fire Fox oferecem suporte à criptografia.
Fontes: Internet; Microsoft Brasil;
Profª Especialista em educação infantil: Maria Roseli Serafini
Por Marcus Saloio.
COMENTEM!!!
Extraído de: http://claudio2007.multiply.com/journal/item/308/308
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário